Intel Desiste de ter sua Própria Operadora de TV Paga - 31/10/2013

O projeto da Intel, anunciado no ano passado, de criar uma operação própria de TV por assinatura baseada em serviços de internet, parece que está com os dias contados. Fontes ligadas à fabricante de chips revelam que a unidade Intel Media do grupo está sendo negociada com a Verizon, hoje a maior operadora de TV e telecom dos EUA. Pessoas próximas às duas empresas dizem que um acordo está em fase final. Ambas se recusaram a comentar.

Anunciado com grande divulgação em 2012, a entrada da Intel no segmento de televisão foi vista com estranheza por muitos especialistas. Em janeiro de 2011, o grupo contratou o holandês Erik Huggers, famoso por ter criado e desenvolvido o iPlayer, projeto multimídia da BBC inglesa, tido por muitos como modelo no setor. A ideia da Intel seria criar um receptor (set-top box) revolucionário, capaz de dar acesso a conteúdos das melhores redes de TV (abertas e fachadas), além de serviços OTT, com conteúdos de vídeo transmitidos pela internet. Na verdade, era um projeto polêmico, já tentado, sem êxito, por gigantes como Google, Apple e Sony.

Em fevereiro deste ano, Huggers deu entrevistas prometendo que o novo serviço estaria no ar ao final de 2013. Ele chegou a contratar cerca de 300 pessoas, que construíram o aparelho e até desenvolveram um plano de marketing. O serviço – cujo nome seria OnCue – chegou a ser testado em Beta por milhares de funcionários da própria Intel. O projeto esbarrou na resistência dos fornecedores de conteúdo, especialmente as redes de TV. Em julho, o grupo trocou seu CEO, assumindo Brain Kraznich, que diante dos enormes investimentos já feitos mandou suspender o desenvolvimento.

Um acordo com a Verizon provavelmente ajudaria a salvar o projeto, pois a operadora já tem seu serviço de TV paga, com mais de 5 milhões de assinantes, e fornece banda larga para outros 6 milhões.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.